O projeto Energia das Mulheres da Terra atua fortalecendo os processos de produção de grupos de mulheres agricultoras familiares do estado de Goiás - as “Mulheres da Terra”, constituindo uma rede solidária e implantando tecnologias sociais de energias renováveis e recursos hídricos.
Construímos biodigestores, sistemas de abastecimento de água com bombas solares, sistemas de energia solar fotovoltaica, cisternas de captação de água de chuva e tanques de peixes agroecológicos.
O projeto foi construído em parceria entre a empresa GEPAAF Assessoria Rural, a Cooperativa Casa do Cerrado, o Instituto Cooruja e a Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EA/UFG), com apoio de colaboradoras e colaboradores da rede de organizações populares da Agricultura Familiar no estado de Goiás.
Foi selecionado em Dez/2017, no Edital Nº 2/2017 do Fundo Socioambiental Caixa, que tinha a temática “Projetos de Energias Limpas Renováveis e de Gestão de Recursos Hídricos” e valorizava propostas que atuassem sob a perspectiva da igualdade de gênero. As atividades iniciaram em Fev/2019, com duração prevista de dois anos. Com a pandemia de COVID, houve reprogramação do prazo final para Set/2022.
Acessar o site: www.energiadasmulheresdaterra.org.br